Ressignificar – Um novo olhar que faz a diferença

  • Home
  • |
  • Blog
  • |
  • Ressignificar – Um novo olhar que faz a diferença

Ressignificar – Um novo olhar que faz a diferença

É o olhar de acolhimento com tudo como foi no passado e como é agora no presente e,a partir disto, nós nos fortalecemos e crescemos. Esta é uma das premissas básicas incorporadas e trabalhadas dentro dos estudos de PNL, COACHING e CONSTELAÇÃO FAMILIAR.

Nos vemos, muitas vezes, em situações ou momentos da vida onde o que nos absorve a energia é o desafio, a dor, a tristeza, a depressão, chegando a consumir nossos dias e horas de vida nos quais poderíamos estar fazendo coisas alegres, simples e prazerosas.

E o que acontece conosco então?

É como se nós seres humanos ti­véssemos uma programação interna voltada para o negativo, ou seja, va­lorizamos muito o negativo e passa­mos a maior parte das nossas vidas fugindo, evitando ou apenas lidando com a negatividade. Desta forma, consumimos a nossa bateria de vida, nos perdemos de nós mesmos e da­ quilo que realmente importa e que é o essencial para estarmos vivos e felizes com a própria vida.

O que será que esperamos que aconteça? Que nossos pais, amigos, fada madrinha ou anjo da guarda ve­nham nos acudir?

Muitos de nós passam anos de sua vida colocando suas dores e in­ satisfações naquilo que alguém não deu ou não fez por eles e tiram de si a capacidade de realização e poder pessoal.

Em treinamentos de desenvol­vimento humano sempre digo: Nós não somos responsáveis por aquilo que nos aconteceu em determinada fase da infância ou da nossa vida, mas somos totalmente responsáveis em alimentar isso na nossa vida adulta, ou seja, continuar repetindo no nosso mental o que um dia fize­ram conosco.

Estudos comprovam que, com um pouco de boa vontade pessoal, todo ser humano é capaz de renas­cer, de melhorar-se e de adquirir novas habilidades. Antes, porém, algo se faz necessário: assumir que o poder da melhoria e da transformação está dentro de si e, desta forma, ter a coragem de buscar auxílio psicote­rapêutico, novos recursos internos para aprender a liberar-se daquilo que não te faz feliz internamente e externamente e poder abrir espaço para o novo.

Quando aprendemos a ter um novo olhar, compreendendo que o que está por traz de uma situação conflitante, de um comportamento que nos incomoda, situações que se repetem, ou, até mesmo, destinos difíceis que acontecem a nossa volta,podemos encontrar o elo perdido. Passamos a compreender que tudo o que nos acontece tem um apren­dizado e um significado. Quando incorporamos isto no nosso dia a dia, e aprendemos a contar as bênçãos diárias, aquilo de positivo que nos acontece, rompemos com ciclos de repetições e padrões de infelicidade e retomamos a nossa capacidade de recriar o nosso bem estar, a nossa saúde emocional, afetiva e a nossa realização como pessoas, fazendo da nossa vida o melhor.

Na minha percepção, aprender a oferecer os bons olhos a si mesmo, ao outro e a nossa história de vida nos religa ao essencial,ao amor que tudo cura e nos devolve a capaci­dade de autorregulação emocional interna, que nos leva novamente a estarmos conectados à fluidez do Universo,onde TUDO ESTÁ CERTO COMO É.

Artigo escrito para a revista: Revista Saúde – Chapecó – SC

Próximos Eventos

Nenhum evento encontrado!

Redes Sociais

Newsletter

Fique atualizado com nossas últimas novidades e informações.

  • Seu e-mail está seguro aqui. Não fazemos spam.
Precisa de ajuda? Converse conosco.
Rolar para cima